Desde 1993, em contínua aprendizagem, emitindo um sinal sempre a subir de registo e de tom, com o olhar bem desperto para apreender e reflectir a complexidade e os desafios que emergem dos territórios onde marcamos presença, entre Continente e Ilhas.
Desde 1993, com os pés assentes na terra, aprofundamos conhecimento recriando parcerias com quem trabalhamos a compreensão dos problemas e contradições, dos recursos e oportunidades que adubam as soluções de mudança.
Desde 1993, construindo um património de conhecimento, profissionalismo, rigor e exigência numa séria acumulação de capital próprio e partilhado, ao serviço da transformação dos sítios, dos recursos e das gentes que dão corpo e expressão às políticas públicas, para as pessoas, as actividades e os territórios.
A matriz fundadora do Gabinete Oliveira das Neves – Consultoria, Estudos e Projectos encontra âncoras no planeamento estratégico, um instrumento com potencial próprio para impulsionar e "gerir a mudança socioeconómica em contextos de incerteza e de competitividade acentuada, através de escolhas e actuações que conduzam à criação do melhor futuro possível para as organizações no desenvolvimento do seu ciclo de vida" [A. Oliveira das Neves (1996), Planeamento Estratégico e Ciclo de Vida das Grandes Cidades, Celta Editora].
Nos vários domínios de especialização em que o Gabinete Oliveira das Neves tem construído o seu caminho, o ponto de partida são os desafios na sua envolvente, de sítio, de recursos e de oportunidades. Os desafios enquanto campo de construção de cenários, de ensaio de escolhas e soluções possíveis, na combinação de objectivos, de instrumentos de política e de actores com iniciativa e dinâmicas de mudança. Nos territórios, nos complexos de actividades, que criam valor, emprego e integração socioeconómica, nas organizações com atribuições e competências em domínos-chave da mudança socioeconómica.
A matriz fundadora do Gabinete Oliveira das Neves – Consultoria, Estudos e Projectos encontra âncoras no planeamento estratégico, um instrumento com potencial próprio para impulsionar e "gerir a mudança socioeconómica em contextos de incerteza e de competitividade acentuada, através de escolhas e actuações que conduzam à criação do melhor futuro possível para as organizações no desenvolvimento do seu ciclo de vida" [A. Oliveira das Neves (1996), Planeamento Estratégico e Ciclo de Vida das Grandes Cidades, Celta Editora].
Nos vários domínios de especialização em que o Gabinete Oliveira das Neves tem construído o seu caminho, o ponto de partida são os desafios na sua envolvente, de sítio, de recursos e de oportunidades. Os desafios enquanto campo de construção de cenários, de ensaio de escolhas e soluções possíveis, na combinação de objectivos, de instrumentos de política e de actores com iniciativa e dinâmicas de mudança. Nos territórios, nos complexos de actividades, que criam valor, emprego e integração socioeconómica, nas organizações com atribuições e competências em domínos-chave da mudança socioeconómica.
O Gabinete Oliveira das Neves - Consultoria, Estudos e Projetos tem vindo a desenvolver uma atividade intensa no triénio 2020-2022 com várias frentes de trabalho que correspondem ou se articulam coerentemente com a matriz de especialização da Empresa e do seu sócio gerente:
Planeamento Estratégico Ler +
Elaboração do Plano Estratégico de Évora, Évora 2030, em suporte da Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 (Município de Évora).
Em Março de 2022, a Candidatura de Évora foi selecionada para passar à 2.ª fase do processo que deverá culminar com a escolha da cidade portuguesa para CEC 2027. No 2º semestre de 2022 a nossa empresa assegurou as componentes do Bidbook 2 relativas à gestão, e financiamento e à monitorização e avaliação. Em 7 de dezembro de 2022, por decisão do Painel internacional de especialistas, Évora foi escolhida como Capital Europeia da Cultura em 2027, a par da cidade de Liepaja (Letónia), “levando o VAGAR à Europa e ao mundo”.
Planeamento e programação estratégica do Desenvolvimento Regional Ler +
No quadro da preparação dos instrumentos de suporte ao período de programação das políticas da Política de Coesão pós-2020. Na sequência dos contratos celebrados, entre outras entidades, com as Autoridades de Gestão dos Programas Regionais, a Empresa tem vindo a trabalhar com a Madeira, o Alentejo e o Algarve:
- Elaboração do Plano de Ação para o ITI funcional do Funchal (com Câmara de Lobos e Santa Cruz), CM Funchal, 2023
- Elaboração do Plano de Ação para o ITI Redes Capitais da Cultura (Évora, com Aveiro, Braga, Faro e as CIM do Alto Alentejo, Alentejo Central, Litoral Alentejano e Baixo Alentejo), CM Évora, 2023
- Plano de Ação para os Investimentos do Algarve para a Cooperação Transfronteiriça no âmbito do POCTEP (CCDR ALGARVE), 2022.
- Avaliação do atual PADRE e Proposta de um novo PADRE, 2030-2027 (AMAL), 2022.
- Operacionalização e governança da Estratégia de Desenvolvimento Territorial para 2030 (AMAL), 2022.
- Intervenções prioritárias em matéria de Valorização do Interior e Criação de Rede de Aldeias Inteligentes no Algarve - Quadro estratégico e operacional do período de programação 2021-2027 (CCDR Algarve), 2022.
- Estruturação das intervenções prioritárias em matéria de Qualificações, Emprego e Inclusão Social no âmbito do novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (CCDR Algarve), 2021.
Estudos de Desenvolvimento Económico Ler +
Em apoio à Revisão de Planos Diretores Municipais e elaboração de outros instrumentos de planeamento do desenvolvimento:
- Componente Económica e de Estratégia de Desenvolvimento no âmbito da Revisão do PDM de Alcoutim, 2022;
- Componente Económica e de Estratégia de Desenvolvimento no âmbito da Revisão do PDM de Olhão, 2022;
- Estudo de Caracterização do Sector da Água e dos Recursos Hídricos no Alentejo, para a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), 2021.
- Elaboração do Estudo de Desenvolvimento económico e Competitividade no âmbito da Revisão do PDM da Amadora, 2019/2020;
- Estudo de Desenvolvimento Estratégico na Albufeira de Montargil (Ponte de Sor), 2019/2020;
- Elaboração do Estudo Económico, Estratégia de Desenvolvimento e Programação de Investimentos para Oeiras, no âmbito da Alteração para Adequação ao RJIGT, 2019.
Elaboração de Estratégias Locais de Habitação Ler +
Em resposta à fundamentação técnica de abordagens municipais aos instrumentos da Nova Geração de Políticas de Habitação.. o Gabinete elaborou Documentos estratégicos que beneficiaram, entretanto, de Acordo de Financiamento:
- Elaboração da Carta Municipal de Habitação de Odemira, CM Odemira, 2023
- Estratégia Local de Habitação e Carta Municipal de Habitação da Amadora, 2021;
- Estratégia Local de Habitação de Montemor-o-Novo, 2020;
- Estratégia Local de Habitação de Matosinhos, 2020;
- Estratégia Local de Habitação de Ponte de Sor, 2020;
- Plano Estratégico Municipal de Habitação de Olhão, 2019.
Programação e Avaliação do Desenvolvimento Local Ler +
- Elaboração das Estratégias de Desenvolvimento Local para as zonas de intervenção da ADICES, ADRACES e ADL, Coimbra MaisFuturo e PróRaia, no âmbito da fundamentação de candidaturas ao PEPAC 2023-2027.
- Avaliação Intercalar das seguintes intervenções de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) da Beira Interior Sul (ADRACES) e do Litoral Alentejano (ADL); e DLBC Costeiro do Litoral Alentejano (GAL Pesca).
Avaliação de Programas e Políticas Públicas Ler +
Avaliação Intercalar do Programa Operacional de Assistência Técnica (ADC), 2022
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